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Product Placement

Product Placement é uma técnica de comunicação publicitária que insere uma marca/produto em programas de televisão, cinema, internet, revistas, livros e games, entre outros. Por exemplo, bebidas, carros, cereais, detergentes Etc. Estas marcas aparecem para reforçar a sua notoriedade ou lançar um novo produto. Escolhem não só os programas, mas também os protagonistas com os quais o consumidor da marca se identifica.

No Brasil, essa ferramenta de comunicação é conhecida pelo senso comum como merchandising, Apesar de não ser usual a tradução do temo no Brasil, poderíamos traduzir para inserção de produtos.

Os consumidores estão cada vez mais crítico, exigente, resistindo cada vez mais aos apelos da publicidade convencional. Na hora do intervalo da sua programação é comum o telespectador mudar de canal, já nessa modalidade a ausência de zapping é bem maior, devido ao fato do PP está inserido dentro da programação, como parte do programa.

Exemplos:





Reality shows                                                 

Filmes
  
Com grandes mudanças no mundo da tecnologia, as empresas têm tentado encontrar diferentes saídas para se sobressair diante das novas modalidades que surgem a todo o momento, por exemplos a chegada da TV Digital que dá uma maior liberdade e controle aos telespectadores quanto ao que desejam assistir.
Cada informação e acesso possibilitaram que os consumidores passassem a exigir mais no que diz a respeito aos benefícios/vantagens de um produto/marca.

A publicidade ganha cada vez menos credibilidade diante destes leitores e espectadores, que estão cada vez mais antenados, dinâmicos e contestadores.

O Product Placement pode ser inserido de forma implícito, ou explícito.
Implícito, nada mais é do que a colocação de um produto com marca no contexto, sem papel ativo no programa/filme estando, normalmente colocados de forma sutil, em background.
No explícito, as marcas estão formalmente expressas como papel ativo no filme através do manuseio dos atores e fala.

A colocação implícita geralmente não é intrusiva. Diferente da colocação explícita, que permite o “casamento” entre o roteiro e a marca.

A atividade pode ser classificada em três níveis básicos:


ü  No primeiro nível o logotipo/marca é mostrado em determinado contexto sem qualquer referência verbal que atraia atenção do produto.

ü  No segundo nível, a aparição do produto é acompanhada de uma demonstração de seu uso.

ü  No terceiro nível a marca é mostrada, mencionada manuseada e acompanhada de um testemunhal, favorável.

Na relação às características, segundo Lehu (2007) subdivide o product placement em quatro características distintas:

Clássico: é mais tático que estratégico e tem como objetivo principal fazer com que o produto/marca apareça na tela.
Corporativo: dá prioridade à marca acima do produto.

Evocativo: Segundo Gupta (1998) essa modalidade
é mais discreto uma vez que a marca não aparece nem é claramente citada.
Encoberto: a inserção é muito discreta, quase imperceptível, na maioria das vezes tão bem integrada com a cena que transmite uma enorme naturalidade, maximizando o impacto.

  
Vantagens do Product Placement:

 ü  Ausência de zapping;

ü  Ajuda construir uma imagem;

ü  Exposição - atinge vasto número de pessoas por longo período de tempo;

ü  Suporte para outra mídia;

ü  Associação com a fonte: Normalmente é ligado a um personagem admirável, dificilmente um vilão estará envolvido em ação dessa natureza;

ü  Custos - O da ação é incomparavelmente inferior, ao da publicidade convencional, porém variam de acordo com os níveis antes mencionados e também de acordo com a duração

ü  Recall/lembrança - devido à ampla cobertura e várias exposições por pessoa que promete melhor recordação;

ü  Bypassing regulation - ignorar regulamentação;

ü  Segmentação.


Desvantagens do Product Placement:

ü  Reação do público muitos grupos estão apreensivos com a ideia de incorporar um anúncio em filmes.

ü  O anunciante não controla a mensagem;

ü  Há necessidades de aparições continua para o espectador memorizar a marca

ü  Quanto a aparição do produto, pode haver desconhecimento da marca, por parte do espectador;

ü  Concorrência - dificuldade maior para os comerciantes de penetrar o filme que eles selecionam para inserir seu produto.

ü  Placements negativos - quando uma marca/empresa pode ser associada de forma negativa, de acordo com o enredo do filme.


Bibliografia:



LEHU, Jean-Marc. Branded entertainment: Product Placement & Brand Strategy, 1ª edição, Estados Unidos, Ed. Kogan Page Limited, 2007.

GUPTA, PB, & LORD, KR (1998).  Product placement in movies. arch in Advertising, Volume 20, Number 1, Editora Spring, 1998.


http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/article/viewFile/7217/6580


Pesquisa de marketing cliente Zorba.

01. Profissão:____________________________________________________

02. Você tem em sua residência:

b).TV em cores 1(  ) 2 (  ) 3 ou mais (  ) não tenho (  )

c). Vídeo game/DVD 1(  ) 2 (  ) 3 ou mais (  ) não tenho (  )

d). Radio 1 (  )2 (  ) 3 ou mais (  ) não tenho (  )

e). Automóvel1 (  ) 2 (  ) 3 ou mais (  ) não tenho (  )

f). Computador1(  ) 2 (  ) 3 ou mais (  ) não tenho (  )

g). Máquina de lavar roupa 1(  ) 2 (  ) 3 ou mais (  ) não tenho (  )

h). Geladeira/ freezer 1(  ) 2 (  ) 3 ou mais (  ) não tenho (  )

i). Telefone fixo 1(  ) 2 (  ) 3 ou mais (  ) não tenho (  )

j). Empregada doméstica 1(  ) 2 (  ) 3 ou mais (  ) não tenho (  )

l). Banheiro 1(  ) 2 (  ) 3 ou mais (  ) não tenho (  )

m). Acesso a internet sim (  ) não (  )

n). TV por assinatura sim (  ) não (  )

03. Sua casa é:
(  )  Própria
(  )  Alugada
(  )  Financiada

04. Estado civil:
(  ) Solteiro
(  ) Casado
(  ) Separado/desquitado/divorciado
(  ) Viúvo(a).
(  ) União estável
(  ) Outro.
05. Qual sua idade?
(  ) 18 a 23                
(  ) 24 a 29
(  ) 30 a 35
(  ) 36 a 40
(  ) Acima de 45
06. Qual sua escolaridade?
(  ) Sem escolaridade 
(  ) 1º Grau Completo 
(  ) 2º Grau Incompleto 
(  ) 2º Grau Completo 
(  ) Superior incompleto 
(  ) Superior completo 
(  ) Pós-graduação 

07. Na sua folga o que você prefere?
(  ) Dormir até tarde
(  ) Sair com amigos
(  ) Fazer um programa em família
(  ) Praticar esportes
(  ) Estudar
(  ) Outros

08. Qual modelo de cueca de sua preferência?
(  ) Tradicional
(  ) Samba Canção
(  ) Boxer
(  ) Slim

09. Porque você usa esse modelo?
(  ) Preço
(  ) Qualidade
(  ) Conforto
(  ) Designer
(  ) Se adéqua melhor as minha necessidades
(  ) Outros

10. Qual a sua marca de cueca preferida?
(  ) Zorba
(  ) Lupo
(  ) D’uono
(  ) Mash
(  ) Outras

11. Você conhece a linha de cueca Zorba?
(  ) Sim
(  ) Não

12. Você usaria cueca Zorba boxer?
(  ) Sim
(  ) Não
(  ) Talvez
(  ) Não sei


13. Qual a sua opinião sobre a cueca Zorba boxer?
(  ) Extremamente confortável
(  ) Confortável
(  ) Pouco confortável
(  ) Péssima
(  ) Alguns modelos são bons outros ruins
(  ) Não sei


14. Você usaria outros modelos de cuecas Zorba?
(  ) Certamente usaria
(  ) Provavelmente
(  ) Provavelmente não
(  ) Certamente não. 

15. Dentre as características da cueca Zorba boxer descrita abaixo, qual a que considera mais importante?
(  ) Conforto
(  ) Designer
(  ) Qualidade
(  ) Preço

16. Numere de 1 a 5 de acordo com o grau de importância, considerando 5 a maior nota.
(  ) Confiabilidade
(  ) Conforto
(  ) Designer
(  ) Qualidade

Jingle: O Boticário Dia das Mães


Sentir seus braços

Em fortes abraços

Me envolvendo

Amo sentir

Seu doce perfume

E no meu íntimo

Pular de emoção

A sua pele é como um pêssego

Linda e macia

Em seu sorriso bonito e sereno

Eu quase me perco

E não volto mais

Linda,

Exemplo de amor,

Você é linda sim

Mãe que me abraça e me faz sentir Feliz

Você é linda mais que de mais,

Você é linda sim!

O mais puro amor

Que já existiu em mim

Uma homenagem de O Boticário para as mães do Brasil

Música original: Você é Linda (Caetano Veloso)

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