segunda-feira, 7 de abril de 2014

Briefing Zorba

 O Produto

Nome
·         ZORBA

Descrição
·         A palavra ZORBA vem do grego e significa “Poderosa”. Este foi o nome escolhido por Moisés Kalika e Beçael Kaleka.
ZORBA é destinada apenas para o publico masculino, de 06 á 45 anos.
ZORBA vem crescendo no mundo da economia e foi eleita a cueca mais vendida do Brasil.

Histórico

1944
·         A Zorba é fundada por Moisés Kalika e Beçael Kaleka.

1964
·         Lança o primeiro modelo Slip do Brasil. A inovação tem ótima aceitação e se torna um sucesso que perdura até hoje.

1985
·         Surde a Zorba Kids. Também muito bem absorvida pelo mercado. Hoje, sob nome de Zorba Boys, é líder de seu segmento.

2000
·         A Zorba é comprada pela multinacional americana Sara Lee Corporation, grupo com negócios em mais de 200 países, que emprega mais de 145 mil pessoas em todo o mundo .

 2005
·         A divisão têxtil da Dara lee corporation passa a se chamar Hanesbrands Inc. No Brasil operando na região de Cotia, a Hanesbrands  Brasil Têxtil Ltda,
                   além da Zorba, trabalha com as meias de compressão elástica KENDALL,
                   produtos de proteção esportiva TENSOR e também com as marcas HANES e    CHAMPION.


2008
·         A zorba é eleita top of mind entre os universitários segundo pesquisa do ibope encomendada pela Revista Offline.


Propriedades

● Origem: Brasil
● Fundação: 1944
● Fundador: Moisés Kalika e Beçalel Kaleka
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Hanesbrands Brasil Têxtil Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Osvaldo Cordon
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Roupas íntimas
● Principais produtos: Cuecas
● Principais concorrentes: Mash, Hering e Lupo
● Ícones: O passarinho amarelo
● Slogan: Vá de Zorba.
● Website: 
www.vadezorba.com.br


Aparência Física

Preço

·       ZORBA
BOXER  BAMBU ZORBA-  R$ 18,20
CUECA BOXER  ZORBA  BASICA ZORBA- R$  19,90
CUECA BOXER  SEM COSTURA ZORBA-  R$ 17,70
CUECA BOXER PLUS ZORBA-  R$ 21,99
CUECA EXTREME WAY ZORBA- R$ 25,99
CUECA BOXER  SEM COSTURA  SEAMLESS ZORBA- R$ 14,90

           
Praça

PRODUTO ZORBA

RENNER
MARISA
AMERICANAS
EXTRA
SÃO JORGE
BOXER  BAMBU ZORBA
R$ 25,90
R$ 29,90
R$ 29,90
R$ 21,91
 R$ 23,90
CUECA BOXER  ZORBA  BASICA
R$ 19,90
R$ 19,90
R$ 16,99
R$ 19,90
R$ 15,90
CUECA BOXER  SEM COSTURA
R$ 29,90
R$ 25,90
R$ 29,90
R$ 29,90
R$ 24,90
CUECA BOXER PLUS ZORBA
R$ 21,90
R$ 21,90
R$ 19,90
R$ 16,63
R$ 17,50
CUECA EXTREME WAY ZORBA
R$ 19,90
R$ 19,90
R$ 16,99
R$ 17,51
R$ 19,50
CUECA BOXER  SEM COSTURA  SEAMLESS
R$ 19,90
R$ 15,90
R$ 15,90
R$ 13,99
R$ 15,60
Promoção
·         Ao longo dos anos, a Zorba faz uma campanha de comunicação no seu próprio site “ Zorba e você mulher, conheça os homens pela cueca ” estimulando o instinto  da mulher para conhecer a própria cueca de seu companheiro.
A campanha ficou vigente de 2007 a 2011  obtiveram grande sucesso e ótima repercussão junto ao consumidor brasileiro.
Outra campanha foi realizada para o natal  e vinculado em revista  2005, e falava sobre  “Noite feliz “.
E em 2005 foi vinculado em revista um especial para o dia dos Pais e falava sobre  campanha  pelos direitos do homem.
Exemplos



Objetivo

·         O objetivo da campanha é e voltar à liderança de mercado. Vamos utilizar novos métodos e meios de comunicação para que possamos manter o público consumidor, aumentar o público alvo e trazer o público feminino. Com qualidade e dedicação iremos continuar oferecendo conforto e satisfação para os nossos consumidores.
                               
Benefício
·         A ZORBA também fabrica alguns produtos com tamanhos especiais. O modelo 172, uma cueca Slip com abertura; possui os tamanhos XXG e XXGG, que atendem aos manequins 54/56 e 58/60, respectivamente.

Vantagens
·       . Zorba disponibiliza em seu próprio site uma ajuda diferenciada. Neste site tem um leque de opções de estilos e jeitos de cuecas que cada cliente pode se identificar.
A vantagem também é que a Zorba dá dicas e sugestões de como escolher a cuca para cada  momento, qual tecido se encaixa com o perfil entre outras coisas.

Desvantagens
·         O índice de reclamações vem do site reclameaqui.com   sobre “ cueca zorba desbota muito rápido.”

Como é usado
·       Este produto é direcionado para o publico masculino. Pode ser utilizado em qualquer local e compromisso. Essa peça intima disponibiliza conforto e tranquilidade.

Frequência de Uso
·         O IBOPE revelou que a ZORBA detém 30% da participação de mercado no Brasil. Considerada a marca mais utilizada pelos consumidores.

Concorrentes Diretos
Hoje em dia, as principais concorrentes são a Lupo, D’uono e a  Mash, com valor entre  R$19,90 a R$29,90, porém a que mais se aproxima e tem conquistado uma considerável fatia no mercado é a Lupo. Ela tem conseguido levar uma fatia de consumidores aos quais buscam não somente qualidade, porém preços mais baixos e acessíveis, cujos fatores são oferecidos pela empresa e a mesma trabalha seu marketing em cima disso.

Concorrentes indiretos
·         Calvin Klein, Tng, Cavaleira, Red Nose.
Segmentação de produtos
·       A Zorba ela tem outros tipos de produtos de seguimentos de produtos como  a cueca Zorba infantil, cueca Zorba slip,  Zorba comum, slip modal, linha eco-frienaly e a linha extreme, para todos os público em geral, principalmente ao publico  masculino, composto por homens  que preparam- se para um esporte ou um dia de trabalho ou até mesmo para um descanso. A diversidade na segmentação versus a necessidade do produto se adaptar às mudanças cotidianas fez com que o produto zorba sofresse constantes mudanças ao longo dos anos. Como exemplo clássico desse processo pode-se citar o formato da imagem  e do rótulo.

Local e Fabricação
·         No Brasil a Zorba opera na região de Cotia, conta com transportadoras em todo o país as quais, abastecem dos grandes aos pequenos centros comerciais: supermercados, armazéns, padarias, etc., fator que permite um acesso muito próximo ao consumidor, independentemente da classe social.

Problema
·       Baixo índice de promoção, pouca publicidade, alto custo de embalagem e produção, preços dos concorrentes inferiores e perda de venda para outros concorrentes.
Também a falta de investimento no publico do sexo feminino. Por ela ser destinada apenas para o sexo masculino, acabou perdendo o aumento de publico, pois o mercado de hoje obteve grandes mudanças entre os consumidores, onde o sexo feminino ganhou seu espaço nas marcas concorres, assim como Lupo e Calvin klein.
Diferencial
·         Qualidade associada à tradição da marca;
Comunicação visual adaptada ao perfil do consumidor;
Oferecimento de uma diversidade de opções ao consumidor quanto ao uso do produto, na categoria cuecas.

Posicionamento
·         A Zorba virou sinônimo de cuecas no Brasil desde 1980 com sua propaganda que continha um mascote que ficava dentro da cueca como sinônimo de conforto que a cueca em si oferecia. Mas a partir de 2013 a Zorba foi perdendo o lugar para a marca Lupo que está na liderança da melhor cueca do Brasil.
Imagem/ Marca

·         Recentemente a marca foi totalmente reformulada visualmente, incluindo, além do logotipo, que mantém o tradicional símbolo que representa o masculino, todas as embalagens de seus produtos.

Logos








Nenhum comentário:

Postar um comentário